quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Restaurar o PC faz computador 'voltar no tempo' e eliminar problemas


O recurso de Restauração do Sistema do Windows 7 permite que o computador "volte no tempo". Ao realizar o processo, o sistema retorna a um ponto anterior registrado pela máquina (pode ser de horas, dias e semanas antes) e "conserta" os problemas gerados após essa data.

Caso o usuário tenha instalado programas ou realizado alterações no registro após o período em questão, essas ações são desinstaladas ou desfeitas do PC. Isso sem apagar dados pessoais (documentos, fotos, vídeos, músicas) do computador, mesmo que tenham sido registrados após a data escolhida para "voltar no tempo".
A seguir, você aprende como restaurar o sistema até um ponto anterior (o passo a passo foi feito no Windows 7, mas o procedimento é similar no Windows 8 e no Windows Vista. Para realizar o processo no XP, veja essa página da Microsoft)
1 - O passo a passo a seguir é válido para o Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Vá ao botão Iniciar e clique em "Painel de Controle"
2 - Selecione a opção "Sistema e Segurança"
3 - Clique em "Restaurar um estado anterior do computador" 
4 - Em "Restauração do Sistema", vá a "Abrir Restauração de Sistema" 
5 - Aparecerá uma caixa de diálogo, clique em "Avançar" 
6 - O Windows registra diversas datas de atualização do sistema. Escolha aquela que acredita ter sido próxima à data de instalação do software problemático. Clique em "Avançar"
7 - Na próxima Janela, confirme o ponto de restauração e pressione o botão "Concluir"
8 -Em seguida, clique em "Sim". Aguarde o sistema reiniciar (pode demorar vários minutos) e pronto. Ele está restaurado